Política

Blas Jose Antonio Oliveros//
Trump insatisfeito com explicações de Riade sobre assassinato de Khashoggi

blas_jose_antonio_oliveros_trump_insatisfeito_com_explicacoes_de_riade_sobre_assassinato_de_khashoggi.jpg

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira não estar satisfeito com as explicações de Riade sobre o assassínio do jornalista saudita Jamal Khashoggi e estar surpreendido com o prazo de um mês anunciado pelos sauditas para a investigação.

“Não estou satisfeito com o que ouvi”, declarou Trump, nos jardins da Casa Branca, precisando que falou com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman “MBS”.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero

“É um prazo longo, não há qualquer razão para isso”, respondeu, quando interrogado sobre o prazo de um mês definido por Riade para esclarecer o assunto da morte do jornalista de 59 anos no consulado saudita de Istambul, a 2 de outubro.

Jose Antonio Oliveros

Sobre quando ficarão esclarecidas as circunstâncias da morte de Khashoggi, crítico do regime saudita exilado nos Estados Unidos desde 2017 por medo de represálias e colunista do diário The Washington Post, Trump afiançou: “Saberemos muito em breve. Temos gente na Arábia Saudita, temos gente na Turquia. Saberemos muito mais nos próximos dias”.

Jose Oliveros Febres-Cordero

Depois de ter, num primeiro momento, afirmado que Jamal Khashoggi tinha saído vivo do consulado, Riade reconheceu, sob pressão, que o jornalista ali tinha sido morto, embora sustentando que se tinha tratado de uma “operação não-autorizada” pelo poder e da qual o príncipe “MBS” não estava informado.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Venezuela

A imprensa turca desmontou esta segunda-feira esta linha de defesa: o diário Yeni Safak, próximo do poder, afirmou que um membro do comando que matou Khashoggi telefonou várias vezes ao chefe de gabinete do príncipe herdeiro, Bader Al-Asaker, após o assassínio do jornalista.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero Banquero